VEÍCULOS

Soma das tendências: Lexus NX 300h 2020

O utilitário esportivo aprimora a conectividade e a segurança

Lexus NX 300h 2020 - Divulgação Lexus NX 300h 2020 - Divulgação

A linha 2020 do SUV compacto premium híbrido Lexus NX 300h chega ao mercado brasileiro com novidades pontuais, bem dentro das atuais demandas da indústria automotiva global. O modelo da marca de luxo da Toyota agora vem equipado com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e também incorpora o pacote de segurança ativa Lexus Safety System, composto por itens que garantem mais segurança ao motorista e demais ocupantes do veículo. Os preços do NX 300h 2020 começam nos R$ 238.990 da versão inicial Dynamic, passam pelos R$ 253.990 da intermediária Luxury e atingem os R$ 279.990 na “top” F-Sport.

Desde que foi lançado com motorização exclusivamente híbrida, em 2018, o NX 300h marcou um importante momento na trajetória da Lexus no Brasil em direção à eletrificação de todo o seu portfólio. A versão 2020 do NX 300h será o segundo modelo da marca a contar com o Lexus Safety System – até agora, apenas o sedã grande LS 500h já era equipado com os itens presentes no pacote de segurança. Quatro componentes desse sistema estarão disponíveis para todas as versões. O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) utiliza lasers, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O assistente de manutenção de faixa (LDA) entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista. E o sistema de colisão frontal (Pre-Crash) dá suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Na versão Dynamic, o farol alto automático (AHB) acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista da frente e da mão contrária. Já nas versões Luxury e F-Sport, o farol com sistema adaptativo de iluminação (AHS) modula a intensidade dos faróis do veículo para evitar o ofuscamento do condutor à frente e na mão contrária, mas mantém o farol alto nos pontos sem iluminação.

A versão F-Sport agora passa a ser equipada com monitor de ponto cego, que avisa o motorista sobre a presença de outros veículos ao redor, além de uma câmera 360º, permitindo que o condutor tenha uma visão geral do tráfego e da área externa a fim de evitar acidentes em situações de manobra. A configuração “top” também incorpora o Rear Cross Traffic Alert – dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo. Em todas as configurações, a conectividade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay torna possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone, através de uma interface simples e intuitiva, e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.

O sistema Lexus Hybrid Drive, que equipa toda a linha NX 300h 2020, procura combinar o prazer de dirigir um potente motor a gasolina com a economia proporcionada pelo motor elétrico. O sistema híbrido do NX 300h combina dois motores – um a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de imã permanente que propicia melhor relação peso/potência e maior eficiência. O motor a combustão tem potência de 155 cavalos a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera, isoladamente, 143 cavalos de potência e torque de 27,53 kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200 cavalos. A transmissão Hybrid Transaxle proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia. O modelo ainda dispõe sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade.

 

Todas as versões contam também com os modos de condução Normal, Eco e Sport, e ainda o modo EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. Na versão F-Sport, o modelo acrescenta o modo Sport +, com configuração que transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva. Segundo a Lexus, a melhoria atingida no consumo de combustível na cidade é de cerca de 52%, enquanto a redução na emissão de CO2 chega aos 26% (112 g/km), se comparado ao modelo equipado com motor somente a gasolina. Em 2019, o SUV compacto recebeu nota “A” na classificação da categoria de veículos extragrandes no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

 

Comentários