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Nissan comemora melhor participação  da Frontier em sete anos 

Picape que é fabricada em Córdoba na Argentina, impulsiona resultados que foram recordes no Brasil

/ Foto: Guilherme Magna / Foto: Guilherme Magna

A Frontier chegou à linha 2020 com um grande motivo de comemoração; a Nissan teve a melhor participação de mercado dos últimos sete anos. Mesmo com cenário automotivo desfavorável para as vendas de carros 0km, a participação de mercado do utilitário cresceu em todas as regiões do Brasil.

A Picape obteve 7,4% de participação no mercado total de utilitarios médios, melhor porcentual desde 2013. O modelo também atingiu boas marcas em todas as regiões do país. Na Sul, por exemplo, ficou com 11,1%. No Nordeste 9% e no Sudeste 8,1%. As regiões Centro-Oeste e Norte também tiveram a melhor performance dos últimos cinco anos, com 4% e 4,3%, respectivamente.

Custo benefício

O R7 Autos Carros avaliou a versão intermediária XE 4x4 com motor 2.3 litros turbodiesel de 190cv. Aliás, este motor equipa todas as versões disponíveis da Frontier com alterações somente no pacote de itens de série.

A mudança foi só essa uma vez que o design ja é conhecido. Na versão LE há cromados na grade, no friso lateral e no pára-choque.

Por dentro a picape foge um pouco do padrão de linhas retas de seus concorrentes, como a S10, Amarok ou Hilux. Seguindo a linha japonesa de simplicidade e eficiência os itens são bem montados mas sem requinte. Os bancos são em couro muito confortáveis e o ponto negativo fica apenas com a direção que ainda é hidráulica.

O sistema multimídia A-IVI tem tela de oito polegadas e tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, a picape traz ainda tecnologias como o Detector Inteligente de Objetos em Movimento e navegação nativa, controles de tração e estabilidade, freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem, controles automáticos de descida e auxílio de partida em rampa, luz de freio de LED, luzes diurnas (DRL) e muitos outros equipamentos.

Um dos pontos mais elogiados pelos proprietários da picape é a suspensão traseira com sistema multilink. As molas helicoidais de duplo estágio receberam uma nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18.

Dentro e fora da estrada

Rodamos com a Nissan Frontier XE por cerca de 700 quilômetros em trechos urbanos, rodoviários e off-road e a impressão foi a melhor possível com destaque para o conforto a bordo.

A picape mantem a boa estabilidade na estrada e fora dela e os passageiros que andaram na parte traseira aprovaram o espaço interno. A picape tem 5,26m de comprimento e 3,15m de entre-eixos. A boa economia de combustível também se destaca: segundo o computador de bordo rodando cidade registramos uma média de 9,6km/l.  Na estrada registramos 13,5km/l com queda somente ao acionarmos a tração 4x4. Também é importante levar em conta que seu tanque tem 80 litros de capacidade o que resulta em boa autonomia. Para viagem em estrada a Frontier supera 1.000 quilômetros de autonomia sem reabastecer.

Saindo da estrada

Já nos trechos off-road a Frontier mostra sua brutalidade; os 45,9kgfm de torque, são sentidos ja nas primeiras 1.500rpm, quando a tração 4x4 é selecionada. Subidas, trechos com lama ou buracos são obstáculos superados facilmente pela Nissan Frontier.

Em clima seco não pudemos testar sua aptidão na lama mas em estrada de terra e trilhas não há dificuldade para seu conjunto mecânico. Com tração 4x2 ela naturalmente tende a “escapar” em curvas acentuadas mas em geral é muito estável graças à construção do chassi duplo C e suspensão traseira Multilink.

Em termos de mercado, a Nissan comemora o aumento da participação de mercado do carro, porém o carro ainda é o sexto mais vendido da categoria. Atualmente, a lista dos cinco mais vendidos é composta por: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200.

Itens de série da versão testada:

Nissan Frontier XE AT 4×4 2020 – itens acima + 6 Alto-falantes (2 porta dianteira + 2 tweeters + 2 porta traseira), Abertura das portas sem o uso da chave, Acabamento de couro nos bancos, Acendimento Automático dos Faróis + Temporizador, Ar-condicionado digital Dual Zone, Banco do motorista com regulagem elétrica (8 ajustes: inclinação, distância, altura) e suporte de lombar, Chave inteligente presencial “I-Key”, Console central em couro com apoio de braço, Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante, Faróis Dianteiros de LED, Faróis dianteiros diurnos com assinatura de LED (DTRL), Painel da porta com acabamento em couro, Sensor de estacionamento traseiro e Sistema eletrônico de ignição (botão push start).

Saiba mais detalhes no vídeo abaixo: 

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