Como usar o Whatsapp para impulsionar os negócios

Como usar o Whatsapp para impulsionar os negócios
22/05/2019 11:21 Tecnologia e Ciência
FOTO: DIVULGAÇÃO
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Ter uma boa hospedagem de site ajuda muito o seu negócio, pois graças a ela você vai ter suporte técnico, mais velocidade no carregamento das páginas e mais espaço em disco.

Após obter um bom serviço de web hosting, você já vai poder pensar nos canais para divulgar o seu negócio e interagir com os clientes. E hoje em dia opções não faltam, pois Facebook, LinkedIn e muitas outras redes sociais estão aí para garantir a sua presença online.

Os vídeos cada vez mais roubam a cena quando o assunto é se aproximar do seu público. O e-mail marketing aparece como uma excelente forma para gerar leads e os blogs são os mais recomendados na hora de investir em conteúdo.

No entanto, não são apenas esses canais que podem impulsionar os seus negócios. O Whatsapp cada vez mais demonstra ser uma alternativa interessante para os empreendedores.

Inclusive existe até o Whatsapp Business que, como o próprio nome indica, foi concebido especialmente para facilitar o gerenciamento de um negócio.

O aplicativo é grátis e por meio dele as empresas interagem com mais facilidade com clientes, adotando maneiras para automatizar, ordenar e responder com mais rapidez as mensagens.

Táticas para impulsionar os negócios com o WhatsApp

Como hoje em dia a maioria das pessoas não sai de casa sem um smartphone, a comunicação via Whatsapp se tornou frequente, o que só reforça o fato de que ele pode ser um grande aliado no gerenciamento do seu negócio.

No entanto, assim como qualquer outro canal de comunicação, seja um vídeo, blog ou e-mail marketing, é necessário adotar táticas para que a comunicação entre cliente e empresa seja realmente efetiva.

O mal uso dessa ferramenta nos negócios pode gerar mais dor de cabeça do que vantagens. Por isso, conheça aqui algumas dicas que tornarão o Whatsapp a ferramenta ideal para você atrair e se comunicar com os clientes.

Gerar contatos para a sua lista do Whatsapp

Esse é o passo inicial para quem quer utilizar esse aplicativo em seus negócios. Sem uma lista de contatos as suas estratégias serão ineficientes. Sendo assim, é necessário criar cadastros para que o seu público permita receber as suas mensagens.

Para fisgar o seu público-alvo, utilize o e-mail marketing solicitando o número do celular do seu público. Outra forma é usar o Facebook Lead Ads, que também é muito eficiente nessa tarefa de atrair as pessoas interessadas no que você tem para oferecer.

Tudo isso é importante para ter a certeza de que quem vai fazer parte da sua lista é realmente o seu público, pois adicionar pessoas sem aviso e enviar mensagens sem nenhum parâmetro só vai tornar o seu negócio mal visto.

Utilize uma lista de transmissão

Existe uma diferença entre grupo e lista de transmissão no Whatsapp. No grupo todos enviam mensagens para os integrantes e assim é estabelecida uma sala de bate-papo.

Já no caso da lista de transmissão você envia para todos, porém cada integrante recebe uma mensagem privada. Desse modo, os participantes da lista receberão o conteúdo, mas em particular, sem haver diálogo envolvendo os outros integrantes.

Além disso, o Whatsapp se torna menos invasivo e não atrapalha o dia a dia das pessoas. É interessante também destacar que cada lista de transmissão possui no máximo 256 contatos.

Com isso, você pode criar diferentes tipos de listas destinadas para diferentes perfis de clientes. Por meio delas é possível divulgar promoções, produtos e eventos relacionados ao seu negócio.

Separe a sua vida pessoal da profissional no Whatsapp

Contatos de trabalho são os seus clientes e por isso, para facilitar que você não misture o dia a dia pessoal com o cotidiano do trabalho, saiba separar os seus contatos.

O ideal para essa situação é utilizar um celular e um chip apenas para o Whatsapp do seu negócio. Os smartphones que comportam 2 chips são excelentes para isso.

Graças a esse recurso você evita situações incômodas, como enviar para os clientes, por engano, aquela foto do churrasco dos amigos ou aquele final de semana na praia com os amigos. Separe as coisas!

Isso facilite também se você possuir uma equipe que auxilia no atendimento. Com isso, você pode permitir, sem medo, que outra pessoa efetue o atendimento e entre em contato com o seu público.

Experimente o Whatsapp Web

Você sabia que o Whatsapp não fica restrito apenas nos dispositivos móveis? Pois é, existe o Whatsapp Web, que possibilita a você conversar com os seus contatos via internet.

Acessar o Whatsapp pelo computador é bem fácil. A vantagem desse recurso é que, em uma emergência, você vai poder entrar em contato com os seus clientes sem necessariamente utilizar o seu smartphone, mas sim um desktop ou notebook.

Conclusão

Pesquisas apontam que mais de 80% dos brasileiros utilizam smartphones no seu dia a dia. Além disso, estudos também revelam que mais de 60% dos contatos e conversas são efetuados via Whatsapp

Portanto, diante desses números, é impossível não olhar com carinho para esse aplicativo na hora de você elaborar a sua estratégia digital.

Fonte: FÁTIMA NEWS - DA REDAÇÃO

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