Cientistas querem ajuda para batizar o maior planeta anão do Sistema Solar

Objeto espacial foi descoberto em 2007 perto do Cinturão de Kuiper: pesquisadores abriram uma votação online com três opções de nomes
15/04/2019 12:27 Tecnologia e Ciência
2007 OR10 é o maior objeto do Sistema Solar que ainda não tem nome (Foto: Konkoly Observatory/András Pál, Hungarian Astronomical Association/Iván Éder, NASA/JHUAPL/SwRI)
2007 OR10 é o maior objeto do Sistema Solar que ainda não tem nome (Foto: Konkoly Observatory/András Pál, Hungarian Astronomical Association/Iván Éder, NASA/JHUAPL/SwRI)

O planeta anão 2007 OR10 foi descoberto há 12 anos por uma equipe de astrônomos norte-americanos, mas ganhará um nome apenas agora. Uma tradição garante aos responsáveis por descobertas como essas o direito de nomeá-las, mas, de acordo com o New York Times, os cientistas querem "dividir essa honra com o resto do mundo".

Para isso, o time abriu uma votação online pedindo para que os fãs de astronomia escolhessem sua opção preferida. São elas: "Gonggong”, que faz referência ao deus da água chinês que, além de criar caos e causar inundações, é responsável por inclinar a Terra; "Holle", o espírito germânico ds fertilidade e renascimento; e “Vili”, o deus nórdico que, junto com seus irmãos Odin e Vé, conquistou o Ymir e usou seu corpo para criar o Universo.

Segundo a equipe do Observatório Gemini do Havaí, as opções remetem à cor vermelha, ao gelo e à neve — características do própio planeta anão. Isso porque, de acordo com a mitologia, Gonggong tem cabelos ruivos, enquanto Holle está ligada ao solstício de inverno e plantas perenes com frutas vermelhas. Já Vili está associado a Ymir, que foi criado a partir de gotas de água que se formaram quando o gelo do reino mítico de Niflheim encontrou o calor do reino de Muspelheim.

A votação vai até o dia 10 de maio no site criado pelos cientistas, que estão confiantes: "Acreditamos que há uma boa chance de que a sugestão de nome com o maior número de votos se torne o nome oficial do 2007 OR10". 

O termo planeta anão foi criado pela União Astronômica Internacional para categorizar uma nova classe de objetos espaciais com corpos menores do que os planetas convencionais do Sistema Solar. 

Fonte: por Revista Galileu

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.