Yoga: 4 livros essenciais para elevar corpo, mente e espírito

Principais obras do Yoga necessárias para experientes, iniciantes e interessados
20/06/2018 05:14 Saúde
© DR
© DR

No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Yoga. Teorias apontam que o Yoga surgiu há mais de 5 mil anos no noroeste da Índia, na extinta civilização de Harappa. Porém, um argumento é certo: a prática do Yoga é um costume milenar que incentivou a saúde mental, física e espiritual de uma nação inteira.

No Brasil, a atividade foi introduzida há 82 anos pelas iniciativas de Swami Asuri Kapila, nascido Léo Costet de Mascheville na França, que em seus primórdios apresentou a prática em um Congresso no Rio de Janeiro para mais de 5 mil pessoas. Já nos dias atuais, é possível ver como o Yoga cresceu em interessados e também instrutores, tendo nos registros de 2015 da Associação Brasileira de Yoga mais de 500 mil adeptos, e inserindo-se como uma cultura e prática para uma vida sadia e bem harmonizada.

Mas, entre tantas vertentes do Yoga, como escolher qual seguir? Quais são os princípios originais de cada uma delas? Como estudar sobre esse estilo de vida e suas origens? Pensando em aprofundar os estudos da prática, a Editora Edipro lançou 4 obras sobre a atividade, mantendo traduções fiéis e edições que preservam o conteúdo e instruções dos textos originais.

Primeira obra lançada sobre o assunto pela editora, Os Yogas Sutras de Patanjali teve o cuidadoso trabalho de tradução feito pelo professor Carlos Eduardo Barbosa – um dos grandes estudiosos brasileiros sobre cultura indiana, com quase 50 anos de estudos. Os Yogas Sutras de Patanjali compila o conhecimento completo de sânscrito e filosofia do Yoga com uma profunda consciência do poder dos Yogas Sutras como guia para transformação espiritual. O livro não é uma tradução que segue a interpretação de alguma escola, ou mestre em particular. O professor Carlos Eduardo Barbosa traz à vida e a esta versão a essência do despertar espiritual, que é o coração do Yoga.

Já Hatha-Yoga-Pradipika, segundo livro sobre Yoga da editora, informa sobre os preceitos do “Yoga Vigoroso”, ou Hatha Yoga, e é considerado o mais importante e detalhado manual de práticas da atividade, com mais de 500 anos de história recheando as páginas da obra. A editora teve a atenção de traduzir os textos diretamente do sânscrito para o português, incluindo comentários detalhados no conteúdo. Além disso, Hatha-Yoga-Pradipika possui técnicas muito poderosas para a transformação e libertação espiritual do praticante, entre elas: asanas, pra?ayama, bandhas, mudras, ?a?karma?i, práticas com o nada (som sutil) e métodos de samadhi.

Em 2ª edição, O Coração do Yoga escrito pelo mestre T. K. V. Desikachar é uma das principais referências da prática oriental para professores e praticantes do Hatha Yoga, porém com a particular metodologia Viniyoga. A obra reúne estudos essenciais sobre postura, respiração, meditação e filosofia, além de textos clássicos organizados por Desikachar. Com imagens e ilustrações de apoio, além de orientações específicas sobre os diversos aspectos da prática, o autor expõe a metodologia própria, que pode ser adaptada para qualquer tipo de pessoa, defendendo um princípio de Desikachar: que o Yoga deve ser uma prática que qualquer pessoa possa realizar.

E fechando com chave de ouro, a editora lançou recentemente o livro Bhagavad Gita, uma das obras clássicas mais importantes da filosofia oriental, escrita originalmente por volta de 400 a.C. Entendida como o episódio mais famoso do grande épico indiano, o Mahabharata tem a autoria atribuída à K???a Dvaipayana Vyasa, figura central nas tradições hindus e divisor dos Vedas para os dias atuais.

Bhagavad Gita, um cântico que se tornou um dos pilares do Hinduísmo religioso, é considerada a composição mais popular da Índia, e uma das obras-primas da poesia épica indiana. Perfeita para os interessados na mitologia e filosofia de vida hindu, ela extrapola os contextos religioso e devocional, elevando Bhagavad Gita como um tratado doutrinário de Yoga.

Fonte: Notícias ao Minuto

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.