SAÚDE

Vacinação contra a gripe em Rio Preto tem baixa adesão em crianças e gestantes

Crianças, gestantes, lactantes e adultos de 55 a 59 anos são os grupos que preocupam a Secretaria da Saúde; a campanha vai até o dia 30 de junho.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A Campanha de Vacinação contra a gripe termina no próximo dia 30 de junho em São José do Rio Preto (SP). De acordo com a Secretaria da Saúde, a vacinação em idosos e profissionais da saúde superou as expectativas e vacinou mais de 100% do previsto para estes grupos.

Por outro lado crianças, gestantes, lactantes e adultos de 55 a 59 anos tiveram baixa adesão à campanha. A gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Rio Preto, Michela Dias Barcelos, explica as consequências da baixa adesão da vacinação no município.

As crianças estão com cobertura vacinal de 63,66%, as gestantes, com 55,86%, as puérperas, com 52,18% e os adultos de 55 a 59 anos, com 54,16% de adesão à campanha.

“Essa situação é preocupante pelo contexto do coronavírus, já que se tivermos infecções pela gripe nós iremos sobrecarregar ainda mais os nossos serviços de saúde com uma doença que pode ser prevenida por meio de vacinação, agora nós vamos entrar em um período que é mais seco, com a temperatura mais baixa, então as aglomerações tendem a ocorrer com maior frequência, a higiene de mãos por conta do frio pode ser comprometida e com isso a gente tem uma maior facilidade de disseminação de diversos vírus respiratórios como o da gripe”, afirma.

A vacinação está sendo realizada em escolas e equipamentos públicos da cidade para evitar aglomerações nas Unidades de Saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.

“Um alerta para todas as pessoas que fazem parte da estratégia de vacinação contra a gripe, procurem as salas de vacinação nessa última semana, que nós teremos de campanha e leve a carteira de vacinação para estar atualizando outras vacinas importantes nesse momento”, orienta Michela.

Comentários