Pesquisadores estudam como combater o percevejo preto

O inseto é pequeno, mas causa um grande prejuízo na plantação de amendoim.
05/05/2019 10:41 Saúde
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O amendoim aparece nos campos do Noroeste Paulista quando os canaviais estão em fase de renovação. As duas plantações dividem o mesmo espaço na terra. Há 10 anos, a família de Marcelo Arruda abandonou outras culturas para se dedicar exclusivamente à produção do grão em Pindorama (SP).

Marcelo diz que a produção foi boa na última safra, mas uma ameaça ronda as lavouras. Este ano, a lavoura foi atacada pelos ácaros. Ele explica que, caso não sejam tomados os cuidados necessários, a perda pode ser grande.

Existem pragas, como as lagartas, que o produtor consegue controlar com o uso de inseticidas. Caso elas apareçam, os estragos na lavoura ficam bem visíveis. Mas há insetos que agem debaixo da terra, escondidos, quase sem serem notados. Um exemplo disso é o percevejo preto.

O inseto tem só 7 milímetros, mas causa um problema gigante. Ele suga a seiva e deixa a planta fraca, prejudicando as vagens. O amendoim fica deformado, com pontos amarelos e pretos. O produtor só acaba identificando o problema na hora do beneficiamento, quando a membrana é retirada. A ameaça não interfere no volume produzido, mas na qualidade do amendoim.

Pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) buscam alternativas para frear o avanço do percevejo preto. Primeiro, eles coletam amostras de lavouras experimentais. Depois, os grãos são descascados e separados manualmente.

Após o processo, todo o material vai para análise, inclusive os insetos capturados. O pesquisador Marcos Doniseti Michelotto explica que a agência está fazendo testes e experimentos para identificar diferentes formas de controles da praga.

Eles já encontraram um inseticida eficiente no combate do ácaro, mas resta constatar se ele não deixa resíduos que prejudiquem o consumo in natura.

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes Sociais

Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.