Médica cardiogeriatra esclarece riscos e condutas para idosos com a pandemia

26/03/2020 06:31 Saúde
Drª Amanda Fujii Geld, especialista em Cardiogeriatria pelo INCOR HC-FMUSP - Crédito: Divulgação
Drª Amanda Fujii Geld, especialista em Cardiogeriatria pelo INCOR HC-FMUSP - Crédito: Divulgação

Em entrevista à Comissão de Saúde da BPW Dourados –Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais Liberais, a médica Amanda Fujii Geld, especialista em Cardiogeriatria pelo INCOR HC-FMUSP, falou sobre o Covid-19, novo coronavírus, e seus riscos para os idosos.  

Porque os idosos são o principal grupo de risco para o COVID-19?

Por se tratar de um vírus novo não possuímos memória imunológica para ele. Além disso com o passar dos anos existe um declínio da nossa resposta imunológica, que somados, dificultam a capacidade de cura dos idosos frente a infecção. 

Quando o Ministério da Saúde diz que os idosos devem ficar isolados, mesmo que sem sintomas gripais, o que isto implica? 

Segundo estudos, 76% dos infectados contraíram a doença de pessoas sem sintomas. Dada a dificuldade que os idosos tem de controlar a infecção viral, a melhor opção seria mantê-los longe dessas pessoas. Foi aí que a ideia do isolamento social surgiu, pois não conseguimos garantir que pessoas assintomáticas não estejam contaminadas.

Diante disto, quais os principais cuidados que os idosos e seus familiares/cuidadores devem tomar?

Sabemos que nem todos tem a possibilidade de isolamento, visto que em muitas famílias idosos e crianças moram na mesma casa. Em casos como esse, eu sempre oriento que ao chegar em casa a pessoa tire o sapato e as roupas e tome banho em um local que de preferência não tenha contato com áreas comuns da casa, coloque roupas limpas e mantenha uma distância de aproximadamente 1,5 metros ou use máscara. 

Sobre o tempo de vida do Covid-19 em superfícies sob temperatura de 21’C

Plástico 2-6 dias;

Aço 5 dias;

Alumínio 4-8 horas;

Roupa 8 horas;

Cerâmica 5 dias; 

Ar 3 horas;

Papel 24 horas;

PVC 5 dias;

Vidro 5 dias.

Se o idoso apresentar sintomas gripais leves, o que deve ser feito?

Desde que não apresente falta de ar, febre alta ou qualquer sintoma de gravidade a recomendação é hidratação e repouso.

Algum medicamento deve ser evitado pelo idoso neste contexto?

Neste momento não existe qualquer comprovação cientifica sobre o não uso de medicações em pessoas infectados pelo COVID-19.

Quando o idoso deve procurar atendimento médico? 

Muito se fala sobre evitar o Pronto Socorro, quero deixar bem claro que se os familiares ou o próprio paciente achar que não está bem, deve ir ao Pronto Socorro. Em geral pede-se que procure atendimento médico se apresentar febre, tosse seca e dificuldade para respirar.

Em caso de emergência, o que fazer?

Ligue para o SAMU (192)

Nos casos em que o idoso estiver se sentindo muito triste com o isolamento, até mesmo com sintomas depressivos, o que devemos fazer?

A saúde mental é de suma importância, coisas simples podem fazer a diferença, uma ligação de vídeo, abrir a janela para ver o sol, música... Enquadre dentro do cenário possível o que deixa seu ente querido mais feliz. Digo que se ele não se sentir excluído, e sim protegido, os dias difíceis se tornam mais leves.

Por que os idosos devem tomar a vacina da gripe?

Por mais que a bola da vez seja o COVID-19, há outros vírus que também nos preocupam com os idosos. E, assim como estão no grupo de risco para o COVID-19, os idosos também estão no da gripe. A diferença é que existe vacina contra a gripe.

Estudos mostram que a vacinação é essencial para prevenir infecções graves, complicações, hospitalizações e mortes decorrentes da gripe.

Para finalizar, qual sua mensagem final para todos os idosos?

Eu imagino quão difícil deve ser o isolamento, mas infelizmente é um mal necessário nesse momento.  A mortalidade em idoso é muito alta e pensando nisso estamos tomando todas as medidas cabíveis para proteger vocês contra esse vírus.
Busquem apoio em suas famílias, tenham paciência que logo tudo voltará ao normal.

 

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.