Saúde

Governo de SP mantém regiões de Araçatuba e Rio Preto na fase laranja

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

 

Divulgação/Governo de SP
 

 


O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (19), que as regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, vão continuar na fase 2 (laranja), do ‘Plano São Paulo’.

Com o mantimento na mesma fase, as cidades continuam podendo operar com restrições e mantém salões de beleza, barbearias, academias, bares e restaurantes fechados.

Os critérios avaliados pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) para as regiões se manterem na mesma fase ou avançar é a média de taxa de ocupação dos leitos, número de leitos de UTI (unidade de Terapia Intensiva), número de casos, internações e mortes pela doença.

A região de Presidente Prudente se manteve na faixa 1 (vermelha), que só permite o funcionamento de serviços considerados essenciais. A cidades da região foram rebaixadas na última segunda-feira (15), junto com as regiões de Barretos e Ribeirão Preto.

O governador ainda anunciou hoje o rebaixamento das cidades das regiões de Marília e Registro. A próxima avaliação do Plano São Paulo deve acontecer na semana que vem. 

“Sempre que necessário, tomaremos medidas mais duras se assim for a referência do Comitê de Saúde. E avançaremos no Plano São Paulo se o comitê assim o referendar. Nenhuma decisão do plano de saúde do Governo de São Paulo é tomada por impulso político, vontade do Governador ou pressão empresarial, econômica ou política. Quem determina todas as ações é a saúde”, disse Doria.  

PANDEMIA

Na média estadual dos últimos sete dias em relação ao período anterior, houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para COVID-19 de 69,1% para 66,5%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 18,1 para 19,1.

Também na comparação entre os registros estaduais da semana atual com a anterior, as médias de casos e internações na comparação à semana anterior tiveram queda de 10% e 1% respectivamente. Entretanto, a taxa semanal de mortes subiu 7% em relação ao mesmo período da última reclassificação.

“Quero continuar fazendo um apelo à população do estado de São Paulo para que fique em casa e respeite a quarentena. Volto a lembrar, estamos em um período de quarentena, a recomendação do Governo é para que as pessoas permaneçam nas suas casas, exceto as que precisam sair. E, ao sair, usem máscaras, lavem constantemente as mãos e obedeçam ao distanciamento social de um metro e meio”, lembrou o Governador.

 

 

 

 

 

 

Comentários