Fígado e rim de paciente com morte encefálica são levados para Acre e SP

Córneas permaneceram na Santa Casa para análise e outro rim será destinado outro paciente que faz hemodiálise há 11 anos
09/07/2019 18:56 Saúde
Equipe da Força Aérea Brasileira leva figado de Campo Grande para Rio Branco (Foto: FAB/Divulgação)
Equipe da Força Aérea Brasileira leva figado de Campo Grande para Rio Branco (Foto: FAB/Divulgação)

As córneas, rins e fígado de um paciente da Santa Casa de Campo Grande, de 49 anos, foram captados para doação nesta terça-feira (9). O homem sofreu um acidente vascular cerebral e teve morte encefálica.

O fígado do paciente foi encaminhado para Rio Branco (AC), as córneas permaneceram no Banco de Olhos do hospital para análise e depois serão disponibilizadas para transplantes. Um dos rins foi levado para São Paulo e o outro também permaneceu no hospital e será transplantando em um paciente da Capital que fazia hemodiálise há quase 11 anos.

Conforme o hospital, a partir da autorização da família do doador são localizados os receptores compatíveis.

A Santa Casa registrou 67 mortes encefálicas de janeiro a junho deste ano. Destes, 45 foram encaminhadas para o acolhimento da equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos), sendo que somente 19 famílias autorizaram a doação de órgãos. Também no mesmo período foram captados 31 rins, 9 fígados e 1 coração.

Fonte: Gabriel Neris / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.