Cinco mudanças de hábito que podem reduzir o risco de câncer

Idade, genética e exposição a fatores de risco podem causar câncer; dessas três causas, só uma pode ser controlada: a exposição a fatores de risco; saiba como.
02/05/2018 15:15 Saúde
Idade, genética e exposição a fatores de risco podem causar câncer (Foto: BBC)
Idade, genética e exposição a fatores de risco podem causar câncer (Foto: BBC)

Idade, genética e exposição a fatores de risco podem causar câncer. Dessas três causas, só podemos controlar uma: a exposição a fatores de risco.

Os fatores de risco são similares no mundo todo: cigarro, alimentação e nutrição inadequadas, álcool, doenças sexualmente transmissíveis e a exposição ao sol.

Cerca de 15% dos casos de câncer no Reino Unido, por exemplo, são causados por exposição a tabaco, segundo dados do Cancer Research UK. De acordo com a instituição, a ingestão de álcool foi causa de 6% das mortes no mundo em 2012 – 13% delas por causa de câncer.

Alimentação e nutrição inadequadas são responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Alguns vírus e infecções transmitidos sexualmente têm potencial cancerígeno. Além disso, a exposição solar em excesso é o principal fator para o câncer de pele.

O que fazer, então, para "fugir" dos fatores de risco e reduzir a probabilidade de câncer?

Não se expor aos fatores de risco não garante uma vida sem câncer. Mas pode reduzir as chances de ser afetado pela doença.

"Por exemplo, sabemos que é possível um fumante viver uma vida sem câncer, enquanto uma pessoa que nunca encostou em cigarros pode desenvolver câncer no pulmão. Mas muitos estudos a longo prazo mostram claramente que pessoas que nunca fumaram têm menos probabilidade de desenvolver ou morrer de câncer do que fumantes", diz em seu site o Cancer Research UK.

Fonte: BBC

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.