Cerca de 5 mil litros de etanol vazam do caminhão-tanque atingido por trem em travessia de linha férrea

Acidente aconteceu entre Meridiano (SP) e Valentim Gentil (SP). Bombeiros estão no local realizando trabalho de rescaldo.
08/04/2018 06:39 Região
Com a batida, caminhão ficou tombou e ficou danificado às margens da linha férrea (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Com a batida, caminhão ficou tombou e ficou danificado às margens da linha férrea (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Cerca de 5 mil litros de etanol vazaram do caminhão-tanque que tombou na noite de sexta-feira (6) depois de ter sido atingido e arrastado por um trem carregado de soja em um cruzamento com a linha férrea.

O acidente aconteceu no trecho entre Meridiano (SP) e Valentim Gentil (SP). O motorista Edivaldo Bastos Oliveira passa bem, informou a usina responsável pela carga.

Segundo o Corpo de Bombeiros, depois de mais de 10 horas do acidente ainda tinha combustível vazando do tanque que rasgou com o impacto da batida. Para evitar uma explosão, uma equipe faz trabalho de rescaldo.

A cada 30 minutos o grupo utiliza água para fazer o resfriamento do veículo e também do solo. O sargento Jeferson Gomes explicou que os bombeiros estão esperando a transportadora para realizar o transbordo do caminhão que continua tombado às margens da linha férrea.

Além do etanol, pelo menos 100 litros de óleo diesel também vazaram. De acordo com engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Rubio Flora, o trabalho a ser feito agora é o de raspagem do solo para retirar o diesel.

A usina onde o caminhão carregou a carga informou que, "por volta das 19hs, o veículo saiu em comboio para seguir viagem quando, ao atravessar a linha férrea, foi colidido quando menos esperava, pois a ferrovia não existe sinalização. Sendo assim o trem trafegava com os faróis apagados e não emitiu sinalização sonora".

A Rumo, empresa responsável pela linha férrea, contesta a declaração de que o trem estaria com o farol apagado ou não tenha emitido o sinal de alerta sonoro.

"A companhia segue todos os padrões de segurança estabelecidos pela ferrovia. O caminhão foi imprudente e estaria parado sobre a passagem em nível. A sinalização é uma responsabilidade do município."

Um caminhão-tanque que transportava 40 mil litros de etanol tombou na noite de sexta-feira (6) depois de ter sido atingido e arrastado por um trem carregado de soja em um cruzamento com a linha férrea. O acidente aconteceu no trecho entre Meridiano (SP) e Valentim Gentil (SP).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo tentou atravessar a via férrea, mas por motivos ainda desconhecidos, não conseguiu. Houve vazamento de combustível.

A concessionária responsável pela via férrea informou que a ferrovia foi liberada por volta de meia-noite e meia deste sábado (7). Também esclareceu que o caminhão estava parado sobre a linha no momento em que o trem se aproximava.

A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.

Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba / G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.