Mamífero mais antigo do Brasil viveu há 87 milhões de anos em General Salgado

Equipe conseguiu encontrar um dente molar de 3,5 mm na área rural de General Salgad
05/06/2018 16:42 General Salgado
Foto: FAPESP/Divulgação
Foto: FAPESP/Divulgação

esquisadores divulgaram nesta quarta-feira, 30, em uma publicação científica internacional, a descoberta do mais antigo mamífero conhecido no Brasil e a única espécie tupiniquim que se tem notícia, até então, que conviveu com os dinossauros. O Brasilestes stardusti, batizado em homenagem ao cantor roqueiro David Bowie, viveu entre 87 milhões e 70 milhões de anos atrás, no fim da era Mesozoica, onde hoje é o noroeste do Estado de São Paulo, mais precisamente em General Salgado. O segundo nome do mamífero é em homenagem à música de Bowie, Ziggy Stardust.

A descrição do animal - com comprimento equivalente ao de um gambá atual (estimado em cerca de 50 centímetros) - partiu de escavações feitas pelos pesquisadores em um sítio arqueológico localizado na área rural de General Salgado.

Durante o trabalho, a equipe do professor Max Langer, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo, que teve apoio de colegas da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Campinas do Museu de La Plata e do Massachusetts Institute of Technology, conseguiu encontrar um dente pré-molar de 3,5 mm. Foi o suficiente para levar à descoberta, que novamente coloca a região de Rio Preto no mapa mundial das grandes descobertas jurássicas.

Fonte: Núcleo Digital

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.