Cidade da região registra menos de 1ºC na manhã desta quarta-feira

7,7° em General Salgado
11/07/2018 13:07 General Salgado

Frio atingiu o Estado de São Paulo nesta semana, além da região



Após 50 dias de bloqueio atmosférico, uma frente fria avançou pelo interior de São Paulo, trazendo frio mais intenso.

Entre os dias 20 e 23 de maio, as regiões noroeste e oeste de SP foram atingidas pela primeira onda de frio do ano. Depois disso, nenhuma outra frente fria conseguiu chegar à região. 

"Algumas até se aproximaram, causando leve queda nas temperaturas no começo de junho, mas sem provocar frio intenso", explica o meteorologia Bruno Maon, da Climatempo.
Mas, na segunda-feira (09), uma frente fria passou pelo estado, aumentando a nebulosidade e causando queda de temperatura.

A chuva, tão aguardada, veio durante a manhã de terça-feira (10) com fraca intensidade e atingiu apenas poucas cidades na região de Rio Preto. Em Araçatuba e em Presidente Prudente, não houve registro de chuva.

"A massa de ar frio e seco, que sempre vem logo atrás de uma frente fria, provocou queda brusca de temperatura. Após vários dias seguidos com máximas entre 30°C e 33°C, a região teve ontem uma tarde com máximas entre 20°C e 23°C. Algumas cidades tiveram o amanhecer mais gelado do ano nesta quarta-feira, como Rancharia e Valparaíso. Presidente Prudente teve a manhã mais fria do ano ontem (10), com mínima de 6,4°C. Araçatuba e Rio Preto registraram as menores temperaturas do ano na primeira onda de frio, em maio", disse Maon.

PRÓXIMOS DIAS

De acordo com o meteorologista, as próximas madrugadas ainda serão frias na região, com mínimas abaixo dos 10°C. 

O sol predomina, as tardes vão ficando gradativamente mais quentes e o fim de semana será marcado pelo forte calor. 

"Ainda faz friozinho na madrugada, com mínimas em torno dos 15°C no sábado e no domingo, mas durante a tarde a temperatura dispara e passa dos 30°C. Cidades mais quentes, como Ilha Solteira, Pereira Barreto e Paulo de Faria, devem registrar temperatura perto dos 35°C. A umidade do ar fica abaixo dos 30% durante as tardes".

Essa condição de calor forte à tarde e tempo seco deve prosseguir por várias semanas. Ainda segundo Maon, por ora, não há previsão de quando volte a chover na região.

Veja a lista com as menores temperaturas registradas hoje (em °C):

-0,9° em Rancharia
4,1° em Santa Salete
4,1° em Valparaíso
4,5° em Iepê
5,0° em Dracena
5,1° em Estrela d'Oeste
5,2° em Dirce Reis
5,6° em Jales
6,4° em Marinópolis
7,2° em Tupã
7,3° em Presidente Prudente
7,5° em Itapura
7,7° em General Salgado
7,8° em Cardoso
7,8° em Mirassol
8,1° em Ilha Solteira
8,1° em Paranapuã
8,2° em Populina
8,2° em Votuporanga
8,3° em José Bonifácio
8,5° em Araçatuba
8,6° em Catanduva
8,8° em Nova Granada
8,9° em Fernandópolis
9,0° em Paulo de Faria
9,3° em Nhandeara
9,5° em Indiaporã
10,0° em Rio Preto
10,0° em Santa Fé do Sul
 

Fonte: Inmet/Unesp/Cetesb/Ciiagro

Fonte: sbtinterior.com/

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.