Região

Durante pandemia, carateca Enzo Bassi vem recebendo capacitação online da comissão técnica da CBK

Carateca Enzo Bassi Carateca Enzo Bassi

Em março deste ano o carateca de Santa Fé do Sul, Enzo Gabriel Bassi, conquistou sua vaga para a Seleção Brasileira de Karatê, na categoria sub-14, faixa roxa a preta, e, com isso, representaria o Brasil nos futuros campeonatos internacionais. 

Devido a pandemia da Covid-19 que se alastrou pelo país, os campeonatos internacionais foram cancelados e todos os atletas que conquistaram a vaga na Seleção Brasileira ficaram sem competir, bem como sem os treinos presenciais.

Pensando no bem-estar, no psicológico e no preparo físico dos atletas brasileiros, a Confederação Brasileira de Karatê (CBK) disponibilizou uma comissão técnica formada de sete sensei, para ministrar treinos e de psicólogos, nutricionista, profissionais na de Educação Física, para ministrar palestras online aos caratecas.

De acordo com o carateca Enzo Bassi, as palestras online acontecem para os 115 atletas de todas as categorias da seleção, as terças-feiras, das 19h às 20h. Já os treinos online da categoria sub-14 e cadete, na modalidade shiai/kumitê (combate), acontecem as quintas-feiras, das 18h às 19h.

Ele destacou ainda que aos sábados, das 16h às 17h30, ocorre o intercâmbio de treinamento online com os atletas das seleções da América do Sul. “Com os treinos ocorrendo aos sábados, já tive a oportunidade de treinar com atletas da Seleção da Argentina, sendo que os treinos também foram comandados pela comissão técnica argentina e outro treino pela comissão técnica brasileira”, salientou.

O carateca explicou que a cada quinta-feira o treino é ministrado por um sensei, e os atletas são supervisionados pelos outros seis Senseis da Comissão Técnica, e até o momento quem ministrou foram Ulisses Máximos, de Sergipe; Vanderlei Machado e Fabrício Siqueira, de Santa Catarina, Marcelo Oguido, do Paraná e Filipe Hardy, do Distrito Federal. “Enquanto um sensei ministra o treino, os demais fazem o monitoramento dos atletas para corrigir os exercícios que estiverem sendo mal executados”, relatou.

Enzo afirmou que os treinos são muito puxados, e de alta qualidade. “Todo o trabalho que a CBK vem realizando com nós, atletas, é voltado para o nosso alto rendimento de fato”, destacou.

O atleta destacou que estar treinando pela CBK tem sido uma experiência incrível, pois os treinos têm sido de alto rendimento, e, além disso, receber capacitação técnica de vários senseis é grandioso para seu rendimento, sem contar a troca de experiencia com atletas de altíssimo nível.

Ele enfatizou que ser treinando pela CBK neste momento de pandemia lhe dá uma grande motivação para os futuros campeonatos internacionais que estão por vir. “Quando a CBK retomou suas atividades, foi de uma forma bem intensa e de muita qualidade, pois estão preocupados com a sanidade mental e com a qualidade física de todos nós atletas. Além disso, o trabalho já vem sendo voltado para competições importantes que ocorrerão em 2021, 2022 e 2023, e isso tem me motivado a treinar melhor a cada dia”, salientou.

Enzo informou que antes da CBK começar a realizar os treinos, ela colheu todas as suas informações sobre como estavam sendo os treinos antes e durante a pandemia, através de questionários e e-mails. Dessa forma, ela pode montar um calendário de preparação muito intenso. 
O carateca ressaltou que fazer parte da Seleção Brasileira é incrível, pois é receber toda a atenção e apoio da CBK tem sido muito importante e gratificante. “É satisfatório fazer parte deste projeto, e eu sou grato por tudo”, finalizou.

Além de toda a capacitação que Enzo Bassi vem recebendo da CBK, ele continua também treinando online com o seu professor, Sensei Hélio Arakaki, e recebe acompanhamento da equipe multidisciplinar de preparação física de Andrei Noleto; dos fisioterapeutas Célio Anderson da Silva e Irene Raimuldo dos Santos e Silva; da nutricionista Verenice Bassi; da psicóloga Dalva Mol e da coach Valéria Vidotti.

Legenda 1: Carateca Enzo Bassi durante os treinos online da CBK

Legenda 2: Enzo Bassi recebendo as capacitações online da CBK

Legenda 3:  Carateca de Santa Fé do Sul, Enzo Bassi

Comentários