Enem 2018 recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição até este domingo

Prazo termina às 23h59 e não será prorrogado, segundo o Inep; resultado será divulgado no dia 23.
15/04/2018 11:16 Educação
Detalhe da página de prova do Enem que detalhava o pedido para redação sobre formação educacional de surdos no Brasil. (Foto: Arquivo/G1)
Detalhe da página de prova do Enem que detalhava o pedido para redação sobre formação educacional de surdos no Brasil. (Foto: Arquivo/G1)

Termina neste domingo (15) o prazo para candidatos da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) solicitarem a isenção na taxa de inscrição das provas. Este é o primeiro ano no qual o governo federal muda o cronograma e exige o pedido prévio de isenção antes da abertura das inscrições, apostando que a medida vai gerar economia. Em cinco anos, o Enem teve quase R$ 1 bilhão de prejuízo com faltas.

O prazo para pedir isenção vai até as 23h50 deste domingo e, segundo confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao G1, ele não será prorrogado.

Até as 14h45 de sábado(14), o Inep tinha registrado 3.472.247 pedidos de isenção.

É necessário entrar em uma página especial do site do Enem e preencher os campos com os dados pessoais.

(Veja o passo a passo para o pedido de inscrição)

Nesta edição, o valor a ser pago para fazer a prova é de R$ 82. Estão isentos aqueles que:

Em 2017, 3,24 milhão de candidatos (48,2% do total) conseguiram o direito à isenção, após comprovarem a renda. Outros 1,48 milhão (22,1%) não pagaram a taxa de inscrição por serem concluintes do ensino médio na rede pública. O restante dos inscritos - 1,99 milhão (29,7%) - pagou a taxa. Lembrando que, no ano passado, ainda não havia o benefício para participantes do Encceja.

Os alunos que solicitarem a isenção da taxa de inscrição dentro do prazo saberão se o pedido foi aprovado no dia 23 de abril.

Caso seja negado, é possível recorrer entre 23 e 29 de abril. Nesses dias, o candidato poderá apresentar novos documentos que comprovem seu direito à isenção.

Mesmo aqueles candidatos que tenham o pedido de isenção aprovado precisam fazer a inscrição no Enem.

Isentos ou não, todos os participantes do Enem 2018 devem se inscrever no site do Enem entre os dias 7 e 18 de maio.

Receba notícias do General Salgado News pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 67 9 9641 8820; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome e sobrenome.

Curta nossa página no facebook e fique por dentro de tudo!  https://www.facebook.com/salgadonews/

Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.