Região

Nível do reservatório de Água Vermelha no interior de SP é o mais baixo do país, aponta ONS

De acordo com a concessionária responsável por administrar a usina hidrelétrica, o reservatório está baixo por conta da longa estiagem.

Ilhas que antes ficavam submersas surgiram no rio Grande — Foto: Reprodução/TV TEM Ilhas que antes ficavam submersas surgiram no rio Grande — Foto: Reprodução/TV TEM

Com apenas 1,69% da capacidade, o reservatório da hidrelétrica de Água Vermelha, localizado em Ouroeste (SP), é considerado o mais baixo do país.

No mesmo período do ano passado, o nível estava em 18%. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De cima de uma ponte responsável por ligar os estados de São Paulo e Minas Gerais, é possível notar que a paisagem mudou totalmente. Ilhas e vegetações que, antes ficavam submersas, surgiram no meio do rio Grande.

O aposentado Manoel dos Santos, que mora na região e costuma pescar no rio Grande, relata tristeza com a diminuição drástica do nível da água.

De acordo com a concessionária responsável por administrar a usina hidrelétrica de Água Vermelha, o reservatório está baixo por conta da longa estiagem.

Embora o reservatório esteja com apenas 1,69% da capacidade, a produção de energia continua, seguindo determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Comentários